Pular para o conteúdo principal

Óxido Nitroso Medicinal

Oferta completa em gases medicinais

A Air Liquide Healthcare possui uma oferta completa em gases medicinais, como o Óxido Nitroso Medicinal.

O Óxido Nitroso, também conhecido como Protóxido de Azoto (N2O), é um analgésico/anestésico inalatório utilizado ou em mistura com oxigênio (O2) em concentrações que normalmente variam entre 40 e 70%, ou associado também a outros agentes anestésicos (inalatórios e endovenosos). 
Fornecido em tanques ou cilindros, este gás de odor levemente adocicado tem sido utilizado na medicina por mais de 150 anos.

Óxido Nitroso

PDF - 977.98 KB

Benefícios do óxido nitroso

O óxido nitroso é administrado por via inalatória, absorvido por difusão através dos pulmões e eliminado através da respiração. Um grande beneficio do óxido nitroso é o fato de possuir rápida absorção e eliminação (seus efeitos atingem o pico após aproximadamente 3 minutos de inalação / sua meia-vida de eliminação é de aproximadamente 5 minutos). 
Dessa forma, ele é prontamente absorvido e facilmente administrado, e seu efeito cessa logo após término da inalação, sem efeito residual. Além disso, ele é excretado essencialmente inalterado através dos pulmões (menos de 0,004% é metabolizado em seres humanos). Isto resulta em menor possibilidade de efeitos colaterais e interações medicamentosas, quando comparado a outros agentes anestésicos, que confere maior segurança.

  • Duplo mecanismo de ação
  • Anestésico inalatório singular com propriedades analgésicas
  • Potencializa a atividade de outros anestésicos
  • Rápida indução e eliminação
  • Fácil administração
Uma mistura de 20% de N2O em 80% de oxigênio, por exemplo, é equivalente à aplicação de 15 mg de morfina subcutânea. 

Dependendo da concentração administrada, também possui a propriedade de induzir sedação consciente, reduzindo significativamente a ansiedade e o sofrimento psicológico dos pacientes durante procedimentos dolorosos. 
Veja no gráfico abaixo os níveis de ação do óxido nitroso de acordo com a sua dosagem:

Mecanismo de ação

O mecanismo de ação do óxido nitroso atua em 3 frentes: analgesia, ansiólise e anestesia.

  • Ação analgésica: de natureza opióide (semelhante à morfina)
  • Ação ansiolítica: semelhante aos benzodiazepínicos
  • Ação anestésica: inibe os receptores de NMDA (N-metil-D-aspartato), além de estimular os receptores do tipo GABA-A (ácido gama-aminobutírico tipo A).

O receptor de NMDA é um estimulante do Sistema Nervoso Central, predominante no controle da plasticidade sináptica e função da aprendizagem e memória. Os antagonistas (inibidores) de receptor NMDA, como o óxido nitroso e os opióides sintéticos, são utilizados como anestésicos devido às suas propriedades de alucinógenos. Eles induzem estado de anestesia dissociativa: catalepsia, amnésia, e analgesia.
O receptor GABA possui função central na memória, estado de alerta e consciência. Os agonistas (estimulantes) de receptor GABA são os responsáveis pelos componentes da anestesia geral: hipnose, sedação, depressão do reflexo espinhal (relaxamento muscular), e amnésia, além de possuírem propriedades anti-convulsivantes. Um dos principais benefícios em se utilizar o Óxido Nitroso é alcançar o efeito desejado rapidamente seja na anestesia, em composição a outros agentes, ou na analgesia, com menores riscos e efeitos a saúde.

Manejo da Dor

PDF - 802.48 KB

Aplicações do óxido nitroso

Anestesia geral: em combinação com outros anestésicos
Odontologia: para diminuir a dor e ansiedade associada aos procedimentos, aumentando a analgesia, relaxamento e cooperação dos pacientes, inclusive os pediátricos
Procedimentos dolorosos de curta duração: como por exemplo, colonoscopia, sigmoidoscopia, procedimentos a laser, parto, biópsias, suturas e injeções, punção lombar, punção venosa, trocas de curativos, pequenas cirurgias e drenagem de abscessos, entre outros
Emergência Hospitalar: no controle da dor aguda (traumas, infartos, etc
Em Pediatria: também utilizado como ansiolítico

 

A Air Liquide Healthcare Brasil fornece o óxido nitroso medicinal com alto nível de qualidade, obedecendo às especificações e valores de referência da farmacopeia europeia. Somos a primeira e única empresa no Brasil a possuir Certificado de Boas Práticas de Fabricação para este medicamento. 

Folder Kalinox

PDF - 713.77 KB

Informações técnicas

  • Meio de administração: via inalatória;
  • Tempo médio para que o gás atinja seu efeito no organismo: após 3 minutos de inalação;
  • Tempo aproximado para o fim dos efeitos: cerca de 5 minutos após o fim da inalação;
  • Meio de eliminação do gás: naturalmente, através da respiração.