Pular para o conteúdo principal

Analgesia e Anestesia

A Air Liquide Healthcare oferece as melhores soluções para a área de analgesia & anestesia

Tanto a analgesia como a anestesia podem ser realizadas por meio da aplicação do Óxido Nitroso (N2O), gás medicinal utilizado em associação com oxigênio ou outros agentes anestésicos, inalatórios e venosos.

Aplicação em Analgesia

A aplicação do Óxido Nitroso em analgesia resulta na perda ou redução da sensibilidade à dor, mas preservando as demais sensações do organismo. Ou seja, trata-se de eliminação temporária da dor sem perda da consciência. É indicada para o alívio de dores agudas com intensidade leve a moderada, como as provocadas por traumas, algumas queimaduras e partos, além de procedimentos como biópsias e endoscopias.

Aplicação em Anestesia

O uso do Óxido Nitroso como anestésico, aliado a outros agentes, produz um efeito que vai além da diminuição ou eliminação da dor. A aplicação resulta na perda temporária da consciência (amnésia), além de reduzir a resposta do organismo a intervenções consideradas “estressantes”. Recorre-se à anestesia em procedimentos mais complexos, como cirurgias. O uso do óxido nitroso nas fases de indução e de manutenção da anestesia, na fase intraoperatória, tem demonstrado reduzir a dor pós-cirúrgica e a incidência de dor crônica.

Alívio ou eliminação da dor através do uso do óxido nitroso tem sido realizado com sucesso na Medicina ao longo de séculos, em situações médicas diversas, como:

  • Primeiros-Socorros;
  • Odontologia;
  • Exames diagnósticos, como biópsias, colonoscopias, sigmoidoscopias, entre outros;
  • Em obstetrícia, para alívio da dor do parto;
  • Traumatologia, em redução de fraturas;
  • Suturas e injeções, punção lombar, punção venosa, trocas de curativos, pequenas cirurgias, drenagem de abscessos e outros procedimentos invasivos menores;
  • Controle da dor aguda, provocada por traumas, infartos, etc.;
  • Alívio da ansiedade em crianças (efeito ansiolítico), em diversos procedimentos pediátricos.