Pular para o conteúdo principal

Os benefícios de utilizar o óxido nítrico

O óxido nítrico, de fórmula química NO, é um gás solúvel, inodoro e incolor. Presente no corpo humano, é essencial para a saúde. Gerado normalmente pelo organismo, por meio do metabolismo de aminoácidos, ele é responsável pelo relaxamento e expansão dos vasos sanguíneos. Permite que o sangue, os nutrientes e o oxigênio fluam livremente para todas as partes do corpo. Além disso, esse óxido atua como uma molécula mensageira, transmitindo sinais às células nos sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico.

Sua ação nos vasos sanguíneos o torna um importante controlador da pressão arterial. O óxido também é produzido pelos neurônios e é utilizado pelo sistema nervoso como um neurotransmissor para regular funções que vão desde a digestão e o fluxo sanguíneo até a memória e a visão. 

Descoberto em 1991, devido à sua propriedade de vasodilatador, tem sido utilizado com sucesso no tratamento de Hipertensão Pulmonar Aguda, tornando-se a terapia padrão nestes quadros. Essa condição se caracteriza pelo aumento anormal da pressão nas artérias pulmonares, modificando a circulação do sangue nos pulmões. 

A principal grande vantagem do uso do óxido nítrico inalatório é a sua capacidade de atingir somente os alvéolos que estão sendo ventilados e sua curta meia-vida na circulação sanguínea. Dessa forma, produz vasodilatação pulmonar seletiva, não provocando hipotensão sistêmica indesejada. O fato de atingir somente as áreas ventiladas dos pulmões possui um importante efeito no redirecionamento do fluxo sanguíneo para estas áreas, otimizando dessa forma a relação entre ventilação e perfusão.

Estudos realizados em pacientes pediátricos e adultos portadores de Hipertensão Pulmonar indicam que o NO inalatório pode ser administrado de forma segura e eficaz, com a finalidade de realizar vasodilatação pulmonar nestes pacientes, sem causar hipotensão sistêmica. Ademais, o Óxido Nítrico tem demonstrado reduzir a pós-carga do ventrículo direito e aumentar seu trabalho sistólico após cirurgia cardíaca.

Em pacientes recém-nascidos, a terapia com o Nítrico mostrou combater o baixo nível de oxigênio no sangue desde o início. Alguns benefícios constatados foram:

  • Menor duração da ventilação mecânica;
  • Menor tempo de internação na UTI Neonatal.

Portanto, o Óxido Nítrico tem uma relevância gigantesca para a medicina.  Porém, é necessário cuidado. A administração do óxido nítrico requer o monitoramento contínuo das concentrações com Dióxido de Nitrogênio que chegam ao paciente. A Air Liquide Healthcare possui soluções sob medida para atender às necessidades de cada estabelecimento de saúde. Conheça mais aqui. 

Fonte: 

https://www.ecycle.com.br/oxido-nitrico/

ref: https://www.airliquidehealthcare.com.br/oxido-nitrico-medicinal