Pular para o conteúdo principal

O que é criobiologia?

A Air Liquide Brasil está presente em todos os lugares e com soluções inovadoras, uma delas sendo as nossas soluções de criopreservação e criobiologia. 

Primeiramente, precisamos explicar que a criobiologia é a ciência que estuda como temperaturas baixas afetam organismos e seus sistemas. Saber que o frio afeta moléculas orgânicas não é novidade nenhuma, os antigos egípcios já utilizavam algumas técnicas envolvendo essa ideia na antiguidade, mas as aplicações modernas e a utilização do nitrogênio líquido revolucionaram e popularizaram a criopreservação. 

A criopreservação é a tecnologia utilizada para a preservação de células e tecidos orgânicos através de temperaturas extremamente baixas e um conjunto de técnicas aplicadas. O intuito é que, após preservados, essas amostras possam ser utilizadas posteriormente em tratamentos, produção de medicamentos e diferentes finalidades que ainda estão sendo desenvolvidas.

Em 1949 uma equipe de cientistas conseguiu a criopreservação do sêmen de touro pela primeira vez. A partir daí, a técnica passou a ser amplamente utilizada para a preservação de vários órgãos, tecidos e células. Atualmente, embriões humanos podem ser preservados por mais de 10 anos até serem utilizados na fertilização in vitro.

Para manter as propriedades dos materiais genéticos que serão preservados é preciso mantê-los em baixíssimas temperaturas, e é aí onde entra a aplicação do nitrogênio líquido. Sendo um gás inerte, ele é exclusivo na utilização dos processos de criopreservação, por atingir temperaturas de até -196ºC

Como indicado anteriormente, a área que mais utiliza essas técnicas é a de reprodução humana, com o congelamento e armazenamento de sêmen, óvulos e embriões. Mas outros itens do corpo humano como sangue, células-troncos e outros também podem ser submetidos à criopreservação, uma área que passa por constantes avanços.

SOLUÇÕES AIR LIQUIDE HEALTHCARE

Oferecemos uma linha completa de equipamentos criogênicos para preservar produtos biológicos em nitrogênio líquido, além de uma oferta global de serviços para montagem de bancos de criopreservação, incluindo:

  • Armazenamento para diversos produtos e quantidades;
  • Congelamento programável para as amostras;
  • Transporte seguro e monitorado, em conformidade com regulamentos internacionais;
  • Equipamentos para segurança;
  • Banco de Criopreservação, know-how para projeção e construção.

A Air Liquide Brasil é responsável por 80% do mercado nacional de criopreservação já que oferecemos, além do nitrogênio líquido, todos os equipamentos necessários para a preservação e transporte de amostras, entre outros serviços. Ou seja, temos uma oferta global para a aplicação de técnicas de criopreservação. A única empresa do país que pode dizer isso.

Destacamos a oferta global por que, independentemente do campo de atuação do cliente, seja na biomanufatura de grandes moléculas biológicas, na produção de farmacêuticos ou em qualquer outro setor, a Air Liquide atende às necessidades de seus processos do controle de temperatura e inertização até a criopreservação. Por termos o conhecimento de toda a cadeia de produção e suprimentos, conhecemos as expectativas e demandas que as empresas de biotecnologia e indústrias farmacêuticas esperam de seus fornecedores.

Para saber mais sobre as nossas soluções de criobiologia e criopreservação, acesse o nosso site ou, se tiver interesse em alguns de nossos outros serviços e produtos, clique aqui para o catálogo da Air Liquide Brasil Healthcare.