Pular para o conteúdo principal

Hexafluoreto de Enxofre

Oferta completa em gases medicinais e terapêuticos

A Air Liquide Healthcare possui uma oferta completa em gases medicinais e terapêuticos, como o Hexafluoreto de Enxofre.
O Hexafluoreto de Enxofre (SF6) é um gás terapêutico utilizado especialmente na área da Oftalmologia, para cirurgias de correção do descolamento de retina. 

O procedimento, denominado “vitrectomia pars plana”, ganhou significativo aumento de indicações desde que o SF6 começou a ser utilizado com esta finalidade, a partir da década de de 1970.

Descolamento da retina

O descolamento da retina corresponde à separação da retina da parede do fundo do olho, denominada coróide. Quando há uma ruptura da retina, o líquido que preenche o olho, denominado “humor vítreo”, pode passar através desta ruptura e descolar a retina. Na medida em que o líquido se acumular no espaço entre a retina e a coroide, o descolamento tenderá a tornar-se progressivamente maior, causando perda parcial ou até mesmo total da visão.

Procedimento com Hexafluoreto de Enxofre: Vitrectomia pars plana

A vitrectomia pars plana é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do humor vítreo e aplicação de um “tampão”, visando colar novamente a retina.
Os instrumentos cirúrgicos são introduzidos no olho através da pars plana. Simultaneamente, realiza-se a drenagem do vítreo, a cauterização de vasos, a fotocoagulação retiniana e a colocação do gás tampão (SF6).

Benefícios do Hexafluoreto de Enxofre

Uma das principais vantagens de se utilizar o hexafluoreto de enxofre é sua capacidade de absorção automática pelo organismo, enquanto outros componentes também utilizados nessas cirurgias – como o óleo de silicone – exigem um segundo procedimento para drenagem.
Além desse ponto importante, existem três propriedades principais que consagraram o uso do SF6 na Oftalmologia:

  1. É uma molécula grande, o que permite a absorção lenta após a injeção
  2. É biologicamente inerte, por isso, não reage com outros tecidos, tampouco é metabolizado pelo organismo
  3. Pode expandir-se, formando a bolha de gás


A cirurgia de correção do descolamento de retina feita com Hexafluoreto de Enxofre se destaca por uma série de fatores:

Procedimento é sem corte, simples, seguro e eficaz
Rápida cicatrização, pequeno índice de complicações e grande percentual de sucesso cirúrgico

Reduz as cicatrizes conjuntivais, proporcionando maior conforto ao paciente

Redução da inflamação pós-operatória
Menor tempo cirúrgico, já que a técnica leva cerca de 15 minutos para se realizar
Pode ser realizada sob anestesia local e requer equipamentos mínimos para a sua realização

Informações técnicas

  • Capacidade de expansão do SF6: até 2 vezes o seu tamanho original; 
  • Tempo para expansão da bolha de gás no globo ocular: mais rapidamente, em até 8 horas após a cirurgia; a expansão máxima é atingida em cerca de 24 horas;
  • Permanência do gás nos olhos: 10 a 14 dias, em média, podendo chegar a 1 mês.

Leituras Úteis:

  • Barak Y; Heroman JW; Schaal S. Use of 25% sulfur hexafluoride gas mixture may minimize short-term postoperative hypotony in sutureless 25-gauge pars plana vitrectomy surgery. Clinical Ophthalmology 2013:7 423–426.
  • Jang JH, Kim YC, Kim KS. The Efficacy of Fluid-Gas Exchange for the Treatment of Postvitrectomy Retinal Detachment. Korean Journal of Ophthalmology 2009;23:253-258.
  • Farrahi F; Feghhi M; Bagherzadeh B; Latifi M. Sulfur Hexafluoride 20% versus Lactated Ringer’s Solution for Prevention of Early Postoperative Vitreous Hemorrhage after Diabetic Vitrectomy. J Ophthalmic Vis Res 2010; 5 (2): 105-109.
  • Christensen UC, la Cour M. Visual loss after use of intraocular silicone oil associated with thinning of inner retinal layers. Acta Ophthalmol. 2012: 90: 733–737.