Pular para o conteúdo principal

Oftalmologia

Encontre-nos
Dúvidas ou informações sobre nossos produtos e serviços, entre em contato.

A Air Liquide Healthcare oferece soluções para diversos procedimentos oftalmológicos.


Os principais gases medicinais utilizados em Oftalmologia são:

  • Hexafluoreto de Enxofre (SF6): utilizado em cirurgias corretivas para descolamento de retina (vitrectomia pars plana); 
  • Premix: utilizado na formação de laser para cirurgias corretivas de miopia, hipermetropia e astigmatismo (excimer laser).

Descolamento de retina

A retina é a membrana responsável pela captação e formação de imagens, por meio do envio de impulsos elétricos que chegam ao cérebro através do nervo óptico.

Está “colada” à “parede” do fundo do olho, denominada coroide. O descolamento da retina pode ocorrer mediante fortes impactos (ex.: uma pancada nos olhos), ou em decorrência de uma doença pré-existente, como o diabetes ou glaucoma. Quando há uma ruptura da retina, o líquido presente na cavidade ocular (humor vítreo) pode extravasar através desta ruptura e agravar o descolamento inicial. Na medida em que o líquido se acumular no espaço criado entre a retina e a coróide, o descolamento se tornará progressivamente maior, ressaltando-se que as áreas descoladas da retina geram a perda da visão.

O recolamento da retina é feito por meio de um procedimento denominado ;“vitrectomia pars plana”, que consiste na remoção do humor vítreo e preenchimento com Hexafluoreto de Enxofre (SF6), gás terapêutico que forma uma bolha de longa duração - 20 a 30 dias - que se expande na cavidade ocular e funciona como um “tampão”, que corrige a ruptura na coroide e faz com que a retina volte a se fixar.

Motivos para utilizar o SF6

  1. Por se tratar de uma molécula grande, permite absorção lenta após a injeção
  2. Gás inerte (não reage com os tecidos) 
  3. Pode expandir-se, formando a bolha de gás
  4. A absorção é automática pelo organismo, não necessitando um segundo procedimento para drenagem, posteriormente, como no caso do óleo de silicone.

Lasers oftalmológicos

O excimer laser formado por equipamentos utilizados em cirurgias corretivas de miopia, hipermetropia e astigmatismo e outros desvios, é gerado por meio do Premix, uma mistura de gases nobres, normalmente Neônio, Hélio, Argônio e Flúor.

Atualmente, há inúmeras combinações e concentrações, que variam de acordo ;com o equipamento, intensidade do laser, etc. Por exemplo.:

0,1-0,2% Flúor + 1-10% Argônio + 1-20% Hélio + Neônio bal.
1% Flúor + Neônio bal.
5% - 10% Flúor + Hélio bal.

5% - 10% Cloreto de Hidrogênio + Hélio/Neônio bal.


PREMIX é uma solução personalizada, preparada de acordo com as definições de cada fabricante e dos equipamentos oftalmológicos.

 

Nossas soluções

A Air Liquide Healthcare Brasil possui soluções completas tanto para o fornecimento do Hexafluoreto de Enxofre quanto para a preparação do Premix, atendendo às especificações de inúmeros tipos de excimer laser. 

Saiba mais em Nossa Oferta.