Pular para o conteúdo principal

Laparoscopia

Encontre-nos
Dúvidas ou informações sobre nossos produtos e serviços, entre em contato.

A Air Liquide Healthcare oferece a melhor solução para o procedimento de laparoscopia com CO2 medicinal.


A Laparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, na qual pequenas incisões - duas ou três - são feitas na região abdominal para introdução do laparoscópio, equipamento com microcâmera integrada que permite a visualização direta da cavidade peritoneal, e dos outros instrumentos cirúrgicos, como pinças, tesouras e grampeadores, visando a manipulação do órgão/tecido alvo.

Como funciona o procedimento

Cada incisão é denominada porta. Em cada porta se insere um instrumento tubular conhecido como trocar (tubo oco selado, para evitar o vazamento de CO2). Através dos trocares passam os instrumentos cirúrgicos e a câmera (laparoscópio) através de uma incisão pequena próxima ao umbigo. O procedimento é realizado com anestesia geral.

No início do procedimento, o abdômen é insuflado com CO2. O objetivo é abrir um campo visível para a realização de cirurgias de vesícula, apêndice, ginecológicas, bariátricas, entre outras.
O laparoscópio transmite as imagens da cavidade abdominal aos monitores de vídeo de alta resolução, por isso, também é conhecida como Videolaparoscopia.
Como os órgãos da região abdominal são muito próximos, é necessário insuflá-la para viabilizar a visualização da equipe médica e a realização dos procedimentos. Essa insuflação é feita por meio da aplicação do Dióxido de Carbono Medicinal (CO2 medicinal), gás utilizado exclusivamente com essa finalidade. Ao final da intervenção o CO2 é removido e após 1 semana os pontos são retirados.

Vantagens e benefícios

A Laparoscopia se destaca por ser um procedimento minimamente invasivo. A possibilidade de visualizar a cavidade abdominal por meio de equipamento introduzido através de pequenas incisões é um importante avanço para a Medicina, pois permite a realização de procedimentos que, antes, só seriam possíveis por meio de cirurgias abertas.

Dentre as principais vantagens da laparoscopia estão:

Incisão menor: pacientes apresentam recuperação mais rápida, menos cicatrizes, mobilização precoce, trauma mínimo, baixa taxa de complicações
Segurança:

tão segura quanto uma cirurgia tradicional aberta

Redução da dor: que leva a uma menor necessidade de medicações analgésicas
Redução de hemorragia:

diminui a probabilidade de necessidade de transfusão sanguínea

Menor contaminação:

exposição reduzida dos órgãos internos a possíveis contaminantes externos, reduzindo risco de infecções 

Internação:

menor tempo de internação

Motivos para utilizar o CO2

  1. Trata-se de um gás comum ao organismo humano.
  2. Pode ser absorvido pelos tecidos e removido através do sistema respiratório.
  3. Ele não é inflamável - uma importante característica, uma vez que dispositivos eletrocirúrgicos são comumente utilizados em laparoscopia.

Soluções certificadas

Possuir boas práticas para fabricação e fornecimento do Dióxido de Carbono Medicinal é fundamental para garantir a segurança da equipe médica e do paciente em cirurgias feitas por laparoscopia.

A Air Liquide Healthcare Brasil  fornece o CO2 Medicinal em conformidade com as regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e obedece às especificações da Farmacopeia Europeia.  Saiba mais sobre nossas soluções em CO2 Medicinal em Nossa Oferta.