Pular para o conteúdo principal

Soluções da Air Liquide para a oftalmologia

Entre as nossas muitas especialidades no campo da saúde, a oftalmologia ganha destaque já que possuímos soluções específicas que ajudam a levar mais bem estar para a vida dos pacientes sempre com a segurança e qualidade que só a Air Liquide tem.

Por isso, neste Dia Mundial da Saúde Ocular escolhemos destacar nossos produtos que ajudam a preservar a visão e a saúde das pessoas, possibilitando a realização de procedimentos que mudam vidas. Ah, e também deixamos aqui um muito obrigado aos nossos parceiros, e profissionais de saúde que deixam vidas literalmente mais coloridas.

Com isso em mente, vamos às soluções da Air Liquide, começando com a questão do.

DESCOLAMENTO DE RETINA

O descolamento de retina é um dos problemas que ajudamos a resolver, mas o que exatamente é essa doença? A retina é a membrana de nossos olhos responsável pela captação e formação de imagens através do envio de impulsos elétricos para o nosso cérebro. Ela fica “colada” ao fundo do olho, a chamada coróide.

O descolamento tem diferentes causas, seja ela trauma forte na região ou alguma doença pré-existente como o diabetes ou glaucoma. Quando há uma ruptura da retina, independente do motivo, o  humor vítreo,líquido presente na cavidade ocular, pode vazar pela ruptura e agravar ainda mais o descolamento. Quanto mais líquido se acumula no espaço entre a retina e a coróide, o descolamento aumenta e, quanto maior a área descolada da retina, maior o prejuízo da visão.

Felizmente, esse quadro pode ser revertido, e é aí que a Air Liquide entra. O recolamento da retina é feito através de uma cirurgia denominada “vitrectomia pars plana”, que consiste na remoção do humor vítreo acumulado entre a retina e a coróide e o preenchimento desse espaço com Hexafluoreto de Enxofre (SF6). Esse gás terapêutico que oferecemos forma uma bolha de longa duração que se expande na cavidade ocular e funciona como uma espécie de “tampão”, corrigindo a ruptura na coróide e fazendo com que a retina volte a se fixar.

Utilizar esse gás é recomendado por diferentes motivos. Primeiro, sua molécula é grande, o que permite uma absorção lenta após a injeção. O SF6 é um gás inerte, ou seja, ele não reage com os tecidos da região. O terceiro motivo é o explicado no parágrafo anterior, o hexafluoreto se expande, formando a bolha de gás necessária para o procedimento e, por fim, a sua absorção pelo organismo é automática, fazendo com que não seja necessário um segundo procedimento para a drenagem do gás como acontece com outros produtos.

Esses são os benefícios do hexafluoreto, mas a sua utilização também permite que a própria cirurgia de recolamento da retina possui algumas vantagens que o fazem ser utilizado desde os anos 1970:

  • Procedimento é sem corte, simples, seguro e eficaz
  • Rápida cicatrização, pequeno índice de complicações e grande percentual de sucesso cirúrgico
  • Reduz as cicatrizes conjuntivais, proporcionando maior conforto ao paciente
  • Redução da inflamação pós-operatória
  • Menor tempo cirúrgico, já que a técnica leva cerca de 15 minutos para se realizar
  • Pode ser realizada sob anestesia local e requer equipamentos mínimos para a sua realização 

Mas essa não é a única cirurgia ou solução que é beneficiada pelos gases da Air Liquide, agora vamos falar do...

LASER EXCIMER

Você já deve ter visto alguma imagem ou reportagem, quem sabe teve um conhecido que fez uma cirurgia nos olhos com laser. O excimer laser, utilizado em cirurgias oftalmológicas corretivas de miopia, hipermetropia e astigmatismo, é formado por gases nobres, composto normalmente por Neônio, Hélio, Argônio e Flúor, e essa mistura da Air Liquide é chamada de Premix

O Premix é uma solução personalizada, ou seja, ele é preparado de acordo com as definições de cada fabricante e dos equipamentos oftalmológicos que serão utilizados para a criação dos lasers e nas cirurgias. As combinações e concentrações de cada gás são inúmeras, e também variam conforme a necessidade do cliente, considerando, além do tipo de equipamento, fatores como a intensidade do laser. 

E qual o grande diferencial desse laser produzido com gases Air Liquide? Bem, a luz UV do excimer laser é muito bem absorvida em tecidos e componentes orgânicos. Ao invés de cortar ou queimar regiões delicadas, ele é capaz de levantar ou eliminar pequenas e finas capas de células, sem danificar os tecidos. Por essas propriedades, esse laser é um excelente instrumento para cirurgias delicadas, como é o caso das cirurgias oftalmológicas.

É importante ressaltar que toda a linha de misturas de gases nobres para aplicação em cirurgias refrativas da Air Liquide é desenvolvida em laboratórios equipados com a mais alta tecnologia e profissionais com ampla experiência. Todas as análises são realizadas cilindro a cilindro e cada um deles possui certificado de análise com rastreabilidade. Segurança e qualidade sempre são a nossa prioridade

MAIS INFORMAÇÕES

Mostramos que aqui na Air Liquide Brasil temos soluções completas tanto para o fornecimento do hexafluoreto de enxofre quanto para a preparação do Premix, atendendo às especificações de inúmeros tipos de excimer laser. 

Mas, além dessas soluções, também oferecemos treinamentos para equipes de hospitais, clínicas e apoio domiciliar que utilizam nossos produtos e equipamentos. Entre em contato conosco e saiba mais.

E, se você quiser saber mais sobre essas e outras soluções que oferecemos para além da oftalmologia, confira o nosso texto anterior clicando aqui.

 

Estes produtos devem ser utilizados exclusivamente em ambientes hospitalares.
AFE  2.20.000-3