Pular para o conteúdo principal

Ar Sintético Medicinal: O que é e para que serve?

A respiração é um processo fundamental para a manutenção da vida. Quando são encontrados desafios na continuidade desse processo em ambiente hospitalar, adota-se meios de suprir essa necessidade humana e o uso do ar sintético medicinal é um deles. O Ar Sintético Medicinal possui composição química parecida e, por isso, simula o ar atmosférico.

O ar natural (atmosférico) é constituído de nitrogênio e oxigênio em sua maioria e possui outros elementos em percentual bem baixo, sendo assim os componentes mais significativos são os que foram citados. Eles (o nitrogênio e o oxigênio) estão presentes no ar sintético medicinal que possui atributos como  idênticos ao atmosférico, tais como: ser incolor, mimético e inerte.

Como dito anteriormente, o ar sintético se faz presente em procedimentos relacionados à manutenção da respiração fisiológica. Dessa forma, o encontramos na ressuscitação, ventilação mecânica e nebulização para tratamentos inalatórios.

Como o ar sintético é encontrado no contexto hospitalar?

Nos ambientes hospitalares observamos o fornecimento de ar sintético Air Liquide em duas modalidades: on-site, que consiste em uma instalação local, ou por meio dos cilindros inteligentes.

A distribuição on-site pode ser feita através de módulos.

O módulo de ar produz ar sintético comumente utilizado em terapias respiratórias, ventilação mecânica, anestesia e inalações. 

Quando  distribuído em cilindros  inteligentes, o Ar Sintético da Air Liquide pode apresentar variações em tamanho e capacidade. Nossa linha de cilindros possuem fluxômetro integrado e manômetro digital ou analógico. Eles são mais leves, seguros e portáteis.

O Ar Medicinal é considerado um medicamento pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é regulamentado por outros órgãos como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e a Farmacopeia (Código Oficial Farmacêutico seguido no Brasil), atendendo a todos os requisitos e 

especificações a Air Liquide assegura a qualidade e bom desempenho de sua oferta.

As soluções da linha Healthcare de Air Liquide também são referência no fornecimento de gases hospitalares na Europa.

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções.